terça-feira, 30 de julho de 2013

Resenha - Beleza Negra de Ana Sewell

Postado por Unknown às 21:25
Olá leitores (:
Esta é uma das primeiras resenhas do blog e a minha primeira aqui. Vim falar do livro Beleza Negra da Ana Sewell. Esse exemplar faz parte da Coleção O Prazer da Leitura da Editora Abril. Há um certo tempo o livro saiu das bancas e chegava semanalmente. A coleção completa ainda continua a venda no site da Abril, e você também pode adquirir os itens avulsos.


Título: Beleza Negra
Autor (a): Ana Sewell
Editora: Abril
Gênero: Romance
Páginas: 93
Avaliação:

Sinopse: "Foi necessária a sensibilidade de uma jovem adoentada, amante de cavalos, para captar a percepção, bondade e fidelidade dos equinos. Em um dos mais célebres livros jamais escritos sobre cavalos, narrada pelo próprio cavalo, esta história sensibilizará até aos mais céticos. Foi no fim de sua curta vida que a autora escreveu este único livro. ele transmite magistralmente, com perfeição e ternura, os dotes dos cavalos, a inteligência, sentimento, memória, sofrimento e alegria.
Compartilhe com o cavalo Beleza Negra sua paciência com o ser humano, assim como sua intolerância com o abuso. Apaixone-se por esta linda raça, cuja amizade e companheirismo têm sido essenciais ao homem. Sem ele no trabalho, no transporte, na luta e na diversão, o homem não poderia ter conseguido todos seus feitos nos 2000 anos de civilização."

Segue ai a resenha:



Beleza Negra é a história de vida de um cavalo, contada por ele mesmo, desde uma breve passada pela sua infância, quando é um potro vivendo ao lado de sua mãe, até todas suas passagens por bons lares e convivência com donos dedicados ou encarando momentos não tão agradáveis assim.

A autora leva a trama com tamanha sensibilidade que tem a capacidade de amolecer nosso coração. O modo como toma a forma de Beleza Negra e conta toda sua trajetória, com o ponto de vista do próprio cavalo nos faz acreditar que ela realmente conseguia se comunicar com esses seres.

Ela é cautelosa ao descrever as situações, sentimentos e aflições do belo equino negro e dos animais ao seu redor. Todos têm suas próprias histórias que vão sendo cuidadosamente reveladas, muitos marcados pelos atos cruéis que o homem é capaz de infligir por pura ganância, vaidade, ignorância ou simplesmente maldade. Nos faz refletir sobre nossos próprios atos, não só em relação aos animais, mas também aqueles considerados fracos.

Após o ler, facilmente fazemos uma ligação com a atitude do ser humano na época em que a obra foi feita e com as atitudes deles hoje em dia. E diante de situações diferentes e atualizadas percebemos que os atos estúpidos e desonrosos se mantêm e pioram, mas esperançosamente, ainda temos oportunidade de presenciar atos que nos fazem crer que ainda existem pessoas boas por ai.

É um livro que terminamos de ler em poucos dias, mas que nos ensina uma lição que carregamos a vida inteira.

Beijos, até o próximo post!


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por comentar! Seu comentário vai pra moderação para que percamos nada do que vocês falarem, em breve ele estará aqui!

 

Nosso Varal de Sonhos Template by Ipietoon Blogger Template | Gadget Review